terça-feira, 30 de novembro de 2010

CHÁ COM POESIA - EJA I - Prof. Thiago

Um encontro poético ajuda ao aluno perceber a fluência, o ritmo e a sonoridade existentes na poesia. A exploração dos diversos recursos que há na oralidade valoriza a interpretação do texto deixando mais explícito ainda a mensagem do autor. Que tipo de emoção pode causar uma poesia? Tudo isto é motivo para se promover encontros poéticos onde a beleza das palavras marcam sua presença na vida e no coração de cada um.


O SEGUNDO CHÁ COM POESIA ACONTECEU COM A TURMA DA PROFESSORA ROSÂNGELA PASCHOAL

Alunos, professores e até direção estavam juntos declamando seus autores prediletos. O Encontro foi abraçado pela sensibilidade e beleza das palavras e nele também houve espaço para uma gostosa contação de histórias que alegrou mais ainda o ambiente.








Mensagem linda -Hoje é tempo de ser feliz

Concurso de REDAÇÃO - Tema: A realização de um sonho

Professora Rosângela Camargo Paschoal

UM SONHO PODE VIRAR REALIDADE

AUTORA:Jorgina Mendes
59 anos, turma 162, PEJA II - UP

Ao nascermos dependemos de alguém para nos ajudar em tudo que for necessário a nossa volta, como nos alimentar, educar e preparar uma estratégia de vida. Mas isso depende da sorte de cada um; como eu, você ou quem quer que seja. Eu me esforço para concluir o 1º grau porque, embora com toda a minha idade, não posso desperdiçar as oportunidades que a vida me oferece.
Eu fui criada num colégio interno, consegui fazer até a 5ª série depois fui trabalhar em várias casas de família, sempre tive vontade de continuar estudando. Tenho a esperança de ser útil à sociedade. Meu objetivo é conseguir fazer uma faculdade de Psicologia para estudar as pessoas.
A sociedade precisa de jovens, adultos e até idosos para o desenvolvimento do País: professores, biólogos, marinheiros, maquinistas, veterinários, médicos, etc.
Todo estudante deve ser incentivado, porque os profissionais na ativa um dia irão se aposentar e provavelmente irão acontecer novos concursos. O objetivo é alcançarmos uma vida melhor, é estudar com afinco, seguro do que se quer e ter muita responsabilidade, porque o amanhã é nosso.



UM SONHO QUE NEM O TEMPO IRÁ APAGAR

AUTOR: Leoni Azevedo Gomes
15 anos, turma 162, PEJA

Todo brasileiro tem um sonho de vida, uns querem ser militares, bombeiros e até ter seu próprio negócio. Há aqueles que vivem com o salário mínimo, mas sempre estão de bom humor. Cada um deseja conquistar o seu objetivo, a sua casa própria, o seu carro mesmo que não seja 0 Km e uma boa renda mensal.
Já no meu caso, pretendo fazer um Ensino Médio Técnico e mais alguns cursos preparatórios para Oficial da Marinha, pois sou apaixonado pelo mar e o meu pai me influenciou um pouco porque essa é a profissão dele e “filho de peixe, peixinho é”.
Por enquanto tenho tempo, porém não posso esquecer algo que é fundamental nesse meu caminho: o estudo. Não basta querer, eu preciso fazer acontecer, ninguém chega num alto cargo esperando que caia do céu.